Uma unidade da rede internacional SIKE.
A PT SIKE Unit surge como resultado do esforço de duas instituições nacionais, a Universidade de Aveiro e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que, integrando o consórcio internacional SIKE – Social Innovation For Knowledge Exchange, procura disponibilizar o seu know-how na área da inovação e empreendedorismo social como um todo agregado e coerente que procurará assegurar um impacto em todo o país.
A sediada na Universidade de Aveiro, a nossa unidade SIKE parte do mapeamento e sistematização do conhecimento e recursos pré-existentes nesta insituição.
O tema da Inovação Social tem sido uma presença regular no centro dos interesses da Universidade de Aveiro, tendo-se afirmado a partir de 2014 com a organização das Sessões do Roteiro para a Economia Social (Abril, Maio, Julho de 2014).
Desde então, tem havido um investimento significativo e apoio institucional ao tema da Inovação Social, o que se tem materializado na organização de várias iniciativas, tais como os Workshops de Inovação Social – IERA (http://ois-iera.web.ua.pt) e a criação da Plataforma 4iS – Plataforma de Inovação Social (integrada e baseada na AAAUA – Associação de Alumni da Universidade de Aveiro).
No campo académico, estas iniciativas têm sido suportadas principalmente por membros de duas Unidades de Investigação, GOVCOOP e ID +, mais especificamente por investigadores do grupo REMSI, sediado no DEGEIT (Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo), ID + Desis Lab, sediado no DeCA (Departamento de Comunicação e Artes) e um grupo de investigadores do DCSPT (Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais). O trabalho desenvolvido por estes investigadores, directamente relacionado com o tema da Inovação Social, resultou em parcerias interdisciplinares entre professores, investigadores, estudantes e sociedade, com benefícios claros para todas as partes envolvidas. Estes projectos têm permitido estabelecer ligações directas com intervenientes regionais que têm sido vitais na identificação de necessidades sociais, apoio a projectos e monitorização de resultados.
As actividades da PT SIKE Unit são acompanhadas por um comité consultivo e de avaliação composto por individualidades de referência do ecossistema de Inovação Social em Portugal:
– Ângela Fernandes: Activista e co-fundadora da iniciativa do Laboratório Cívico de Aveiro.
– Katja Tschimmel: Doutorada em Design e Mestre em Criatividade, Sócia Gerente da MINDSHAKE Consultoria e Formação em Pensamento Criativo.
– Liliana Ribeiro: Directora Executiva da IRIS – Incubadora Regional de Inovação Social de Amarante.
– Liliana Simões: Fundadora e Coordenadora da Microninho – Incubadora Social.
– Rui Pedroto: Director Executivo da Fundação Manuel António da Mota.
– Marlene Amorim: Professora Auxiliar do Departamento de Gestão Económica e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro. Especialista em inovação, empreendedorismo e inovação social nos serviços, centrada no desenvolvimento, com os municípios locais, de programas de educação à medida para o empreendedorismo e a inovação social.
A diversidade e abrangência dos membros do Comité Consultivo e de Avaliação asseguram que o impacto potencial da Unidade SIKE no ecossistema português de Inovação Social será transversal a todos os principais interessados e terá um impacto directo em necessidades específicas previamente identificadas.